Estrelas variaveis

Solicitação de observações da supernova SN 2023ixf em M101

Descoberta em 19/05, a supernova SN 2023ixf uniu astrônomos amadores e profissionais mais uma vez coletando observações úteis para monitoramento do evento. Afinal, se trata da supernova mais próxima da Terra nos últmos 10 anos.

 

Descoberta em magnitude 14.9 pelo experiente astrônomo japonês Kiochi Itagaki a supernova está atualmente mais brilhante, em mag 10.7 de acordo com a última observação visual enviada à AAVSO. A última observação filtrada (filtro B) a mostra um pouco menos brilhante, em mag 10.997. As observações podem ser checadas na curva de luz abaixo

Com a finalidade de continuar o monitoramento, observações de todos os tipos são encorajadas e devem ser feitas (no mínimo) uma por noite, à medida que a supernova evolui. Provavelmente, tal evento poderá ser acompanhado por meses. Atualmente a observção é possível utilizando telescópios de 114mm em céu livre de poluição luminosa excessiva.

Infelizmente observadores no sudeste, centro-oeste e sul do Brasil terão mais dificuldade em acompanhar devido à alta declinação da estrela. Mas aqueles que possuem acesso a telescópios robóticos no Hemisfério Norte são fortemente encorajados a solicitar as observações e enviá-las à AAVSO diariamente
Uma carta de busca contendo estrelas de comparação pode ser criada utilizando o VSP da AAVSO, mas irei disponibilizar uma abaixo:

As observações da supernova podem ser checadas no link:

https://app.aavso.org/webobs/results/?star=000-BPQ-019&num_results=200

As observações devem ser enviadas à AAVSO através do link:

https://www.aavso.org/webobs/individual

Alerta AAVSO para consulta: https://www.aavso.org/aavso-alert-notice-826

Por: Cledison Marcos da Silva – UBA, VSS, AAVSO, CODE/LIADA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *